sábado, dezembro 2

Palco

O poema é o palco letrado onde o poeta encarna seu personagem
Pronto para queda livre no deserto de sentimentos inconfessáveis
Para que a ribalta alfabética não me engane qual um delírio febril
Dói, mas desato-me da servidão que mata a fome, mas não a culpa
Que mata a sede tão uniforme, mas não pronuncia o nome à mesa
Eis-me só uma alcunha por falar-lhe ao dia em tom de quase prece
Que desafia aos invernos insólitos, minha parte ave, livre, revolta

Nestes versos de margens lineais, teço a ilusão de parecer normal
Porque fora deles, no mundo real, é tudo tão desigual entre iguais
Nem há alento em qualquer quarto de hora do ponteiro analógico
Qual sentimento repartir, como tergiversar obstáculos insistentes
Como nos esquivar da morte que se levanta, como não perder a fé?
Sim, o ideal seria não mais lembrar, reescrever o livro à sua metade
Sejam estas letras, hoje; nascidas no cerne dos pensamentos lassos

Impende não sejamos um alvo parado, mas estar um passo adiante
Embora seja invisível e somente avistado de outro lugar do espaço
Para trescalar o fulgor que havia em um certo lugar das memórias
Herança de gratidão, por saber que na lápide não está o teu nome
Resguardo algumas imagens do oblívio no templo das recordações
E a outras que já foram poemas, abro-lhes a gaveta da indiferença
Deixo que esvaneçam sem resistência no cais de onde parti de vez

Represento no palco da vida o roteiro que a vida me tatuou na alma
Posso até revelar um certo desencanto, levemente no canto da boca
Mas por grave que seja, sou grato bastante para dançar a noite afora
No ritmo das palavras vívidas a brilhar no orvalho perfulgente do dia
Se sempre amanheci sonhos sépia e, outros tantos, com data vencida
Ela e eu acordaremos de tais sonhos coloridos, balsâmicos e infinitos
A seu tempo terás sob as estrelas meu corpo desnudo para abraçares

E dances comigo, para assombro geral da plateia, um tango à antiga
Mais que unidos, fundidos, amantes, amigos.



Um comentário:

  1. Adorei.
    "Represento no palco da vida o roteiro que a vida me tatuou na alma."
    A mais pura verdade.
    Somos o que se fixa na alma.

    ResponderExcluir